No dia 31 de Janeiro foi apresentada publicamente a candidatura da Ilha do Fogo à Reserva Mundial da Biosfera, já submetida oficialmente à UNESCO no mês de Outubro do ano passado em Paris.
O evento, celebrado na Casa das Bandeiras na cidade de São Filipe, viu a participação do Ministro da Agricultura e do Ambiente Gilberto Silva e do Diretor Nacional do Ambiente Alexandre Nevsky.
O Ministro evidenciou que o conceito das Reservas da Biosfera implica o envolvimento direto e apropriação por parte das comunidades e demais atores relevantes e deverá ser utilizado como um mecanismo para guiar e reforçar projetos que visem a melhoria da qualidade de vida das populações e assegurar a sustentabilidade ambiental.
As Reservas da Biosfera devem servir como sítios pilotos ou locais de aprendizagem para conceber e demonstrar métodos de conservação e desenvolvimento sustentável, fornecendo lições que podem ser aplicadas noutros locais”.
Todavia, durante o encontro, evidenciou-se também que ainda tem desafios importantes a ser enfrentados pelas autoridades locais e nacionais no ambito da questão ambiental, como a gestão dos residuos, a preservação da fauna e flora endemica e a extração da areia das praias.