Projeto Terra de Valor

O projeto Terra de Valor: “inovação das cadeias de valor alimentares  em Cabo Verde para uma economia ecológica e solidária”, é uma iniciativa das ONG COSPE  e COOPERMONDO e vários outros parceiros nacionais, financiado pela Expertise France e AICS (Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento). O projeto é implementado no município de Santa Cruz, ilha de Santiago e nos três municípios da ilha do Fogo, tendo como público alvo jovens e mulheres que trabalham na cadeia de valor de frutas, legumes e lacticínios.

O objetivo do projeto consiste na melhoria das cadeias de valor já mencionadas, tornando as mais inclusivas para jovens e mulheres e mais adaptadas aos efeitos das alterações climáticas. Estes objetivos são alcançados através da implementação de práticas e técnicas agroecologias que aumentam a produção, reduzam o consumo de água e agrotóxicos e melhoram a qualidade do solo. Neste sentido, fala-se por exemplo da realização de escolas de campo e implementação de sistemas agroflorestais.

Por outro lado, através de um percurso formativo, são reforçadas as associações e cooperativas já existentes, de forma melhorarem a atividade de produção e transformação e a organização interna, ao mesmo tempo que se aposta na criação de empresas ou cooperativas com a mais valia clima. Ainda o projeto visa a melhoria do perfil de sustentabilidade das organizações, através de um percurso de aplicação dos princípios da economia sustentável.