Turismo e Natureza

A Ilha do Fogo tem uma particularidade singular caraterizada pela sua natureza e diversidade paisagística cujos elementos característicos são a presença do vulcão, a bordeira, o perímetro florestal de Monte Velha, a cratera, os cones vulcânicos, as colunas de lavas vulcânicas, as espécies endémicas e as áreas protegidas. 

Um lugar também rico em manifestações culturais, música, artesanato e produtos tipicos como cafè, queijo e vinho do Fogo e historia, como contam os sobrados, as construções urbanas do passado colonial.

A Ilha do Fogo, ou Djarfogo em kriolu, é uma das 10 ilhas que constituem o arquipélago de Cabo Verde. A quarta como extensão, com uma superfície de 476 km2 e está localizada entre as ilhas de Santiago e Brava. A sua proximidade em relação a Ilha de Santiago, a plataforma do comércio entre os rios da Guiné, a Europa e as Américas até finais do século XVII e as potencialidades agrícolas exploradas nos primórdios do povoamento de Cabo Verde fizeram desta ilha uma das primeiras de ocupação permanente.

Um clima do tipo subtropical seco com uma temperatura média anual de 25°, e juntamente com a sua localização e a origem vulcânica, são características que conferem à ilha uma identidade geofísica rica, diversa e com acentuados contrastes paisagísticos: colinas e alturas de montanhas e áreas completamente planas; paisagens verdejantes e paisagens áridas; extensas praias e encostas escarpadas; paisagens urbanas e paisagens rurais.

Longe do imaginário de Cabo Verde como um país somente de praias lindas e turismo de massa, embora a pequena ilha de origem vulcânica tem muitas atrativas naturais, históricas e culturais que merecem ser conhecidas e aproveitadas pela população local assim como pelos turistas.

A capital è a cidade de São Filipe porta de entrada dos visitantes atravez do Porto do Vale de Cavaleiros e do aerodromo. 

Por sua geografia circular, existe uma única estrada que liga toda a ilha, que permite fácil acesso aos pontos de visita obrigatórios e que abrange todos os três municípios: São Filipe, Santa Catarina e Mosteiros.

Existe um segundo anel desenvolve-se perto dos 1000 m de altitude, que não abraça toda a Ilha mas tem ligações ao primeiro anel e une povoações que vivem mais no interior da Ilha, até chegar Cova Figueira. A rede de estradas completa-se até Chã das Caldeiras, onde encontramos o vulcão Pico do Fogo. 

Entre as maravilhas imperdíveis da ilha, destaca-se o Vulcão Pico do Fogo, um vulcão ativo de 2829 metros que representa também o ponto mais elevado de todo o arquipélago cabo-verdiano. 

A particularidade do Pico é devida também a presença da comunidade de Chã das Caldeiras, que vive dentro da cratera do vulcão num cenário “lunar”, sugestivo e único no mundo. 

Depois da última erupção do 2014, que destruiu quase tudo, os habitantes de Chã voltaram pouco a pouco na cratera do vulcão e conseguiram fazer renascer a vida da comunidade.

Mas Fogo tem também outras maravilhas até agora pouco conhecidas que apresentam grandes pontos de interesse turísticos: 

  • A imensa biodiversidade do Parque Natural de Fogo, uma área protegida que inclui a zona do vulcão e a floresta de Monte Velha com muitos passeios na natureza onde descobrir as plantas endémicas e em geral toda a maravilha deste lugar;  
  • O Município de São Filipe, a capital da ilha, com a sua história marcada por um passado colonial, sobrados e passeios histórico-cultural, que fala da ilha como uma encruzilhada de pessoas e culturas;
  • O Município dos Mosteiros, famoso pela cultivação do café, mas também pela montanha, a natureza e as praias que oferecem panoramas únicos.
  • O Município de Santa Catarina, onde ver o caminho da lava que encontra o oceano na sombra do vulcão e passear perto do mar mais bonito e selvagem da ilha.

 

A Ilha do Fogo caracteriza-se também pela presença de excelentes produtos locais, como o queijo fresco de cabra, produzido tradicionalmente ao nível familiar; o café, cultivado na área de Monte Velha e conhecido no mundo pela sua grande qualidade; o vinho, produzido na ilha há muitos anos com grande sucesso graças ao solo vulcânico fértil e as competências desenvolvidas durante décadas.

 
Fogo tem muitos lugares onde se pode admirar paisagens maravilhosas, que amplificam as emoções e transmitem quietude e paz.  São janelas abertas sobre a beleza da Ilha que merecem ser conhecidas e que farão com que a visita a este lugar seja inesquecível.