Como Chegar

TRANSPORTES INTERNACIONAIS, NACIONAIS E LOCAIS

Os aeroportos para voos internacionais são: “Aristides Pereira” situado na Ilha da Boavista; “Nelson Mandela” na Ilha de Santiago, “Cesária Évora” na ilha de São Vicente e o aeroporto “Amílcar Cabral, situado na Ilha do Sal.

Para se deslocar dentro das ilhas do arquipélago, se podem escolher viagens marítimas e aéreas. 

Todas as ilhas, exceto Brava e Santo Antão, possuem aeroportos para voos domésticos. 

Como alternativa, se pode escolher o transporte marítimo de barco, mesmo que seja um meio menos confortável com uma duração de viagem mais longa, e talvez mais difícil porque com más condições climáticas os barcos podem não sair. Clique aqui para obter mais informações sobre o transporte marítimo.

COMO CHEGAR NA ILHA DO FOGO

Para chegar à ilha do fogo existem duas possibilidades: por voos aéreos de linhas nacionais ou usando o transporte marítimo.

Voos nacionais Praia – São Filipe

As companhias aéreas TICV Transportes Interilhas de Cabo Verde e Cabo Verde Airlines oferecem viagens diários de ida e volta da capital Praia.

A viagem dura cerca de 30 minutos e a passagem custa por volta de 50-60 euro.

Para mais informações sobre o visto, os documentos exigidos, a TSA Taxa de Segurança e consulte a página “Visto e documentos necessários”.

De barco Praia – São Filipe

A empresa CV Interilhas faz a conexão marítima da Ilha do Fogo, pelo porto de Vale dos Cavaleiros, com as demais do país.
O navio tem viagens semanais de ida e volta à capital Praia, com duração de cerca de 5 horas a depender das condições meteorológicas, com bilhetes custando por volta de 4.000 escudos cabo-verdianos, aproximadamente 40 Euros.

Os bilhetes poderão ser adquiridos no website, nas bilheteiras ou na rede de parceiros aderentes. Não é possível proceder à compra de bilhetes à entrada do navio. Para o embarque, todos os passageiros deverão apresentar um documento de identificação com fotografia (cartão de identificação, passaporte), e o respetivo bilhete. 

O nome no documento de identificação terá de corresponder ao nome apresentado no bilhete, em caso contrário, o embarque poderá ser recusado.
Os clientes com bilhete terão de efetuar o check-in até 1h antes da hora indicada para a partida do navio, em caso contrário o embarque poderá ser recusado.

Em qualquer viagem os passageiros têm direito a transportar, sem qualquer custo adicional, 2 itens de bagagem de mão, respeitando os limites estipulados:

  • o volume não pode ultrapassar as dimensões de 55 x 40 x 25 cm (volume máx. 55 l)
  • peso igual ou inferior a 8 kg, cada.


A bagagem que exceda os limites impostos será sujeita a um custo adicional. Para mais informações visite o site de CV Interilhas. 

Uma vez chegados na ilha do Fogo è possível tomar um hiaces, que é uma espécie de táxi coletivo, ou um táxi, talvez mediante acordo prévio sobre as tarifas, ou alugar um carro.  Os táxis são facilmente encontrados perto de portos e aeroportos, mas em geral em toda a Ilha o serviço è muito eficiente.