Lugares a Visitar

Longe do imaginário de Cabo Verde como um país somente de praias lindas e turismo de massa, embora a pequena ilha do Fogo de origem vulcânica tem muitas atrativas naturais, históricas e culturais que merecem ser conhecidas e aproveitadas pela população local assim como pelos turistas.

Além do vulcão Pico Grande, destacamos os seguintes locais que merecem ser conhecidos e visitados durante uma viagem à ilha do Fogo.

Chã/Mosteiros

Uma passeio com uma descida desafiadora, mas possível desde que sob orientação de um guia. 

O percurso começa no cenário lunar da comunidade de Cha das Caldeiras ao sopé do Vulcão Pico do Fogo, até chegar à floresta de Monte Velha, de onde descer na direção de Mosteiros.

A Floresta de Monte Velha é uma área protegida onde se encontram principalmente pinheiros e eucaliptos. Embora as espécies arbóreas não sejam nativas, o caminho identificado é maravilhoso para conhecer e passear na biodiversidade da Ilha. 

Além das espécies florísticas, a floresta de Monte Velha também tem um grande interesse histórico e cultural, devido a vários edifícios e estruturas antigas como a Casa Piorno, que serviu de habitação para os guardas florestais durante a época colonial portuguesa; a Chupadeiraõ, uma nascente que teve grande importância no passado; a antiga residência do Presidente da República, com os seus jardins, constituindo uma das marcas mais características do território, e o Jardim Botânico onde passear num percurso marcado e encontrar as plantas endémicas da Ilha do Fogo. 

A área é atravessada por vários caminhos, como o Roteiro Botânico, que, dependendo do ponto de partida, sobem a Chã das Caldeiras ou partem para Mosteiros, ligando as mais altas faixas territoriais da região do Vulcão ao cinturão marítimo.

Ficha técnica: 

  • Início/Fim: Chã/Mosteiros
  • Distância: 15 km
  • Duração caminhada: 5h
  • Altitude: 1750 m 

A não esquecer: muita água porque ao longo do caminho não é encontrada, um pouco de comida em caso de fome, um chapéu e o protetor solar.

 

Para mais informações: AGTC, Associação Guias Turísticas Chã Das Caldeiras

Chã das Caldeiras – Monte Grande

O trilho começa à esquerda ao entrar no Parque Natural do Fogo e leva, pela parte sudoeste da ilha, a São Filipe. É um passeio de importância histórica para o povo do Fogo, porque após a erupção de 1951, foi o único caminho que poderia ser atravessado para chegar ao Monte Grande a partir da Caldeira.

As crianças que viviam em Chã das Caldeiras, naquela época, viajavam todas as semanas nessa trilha para ir à escola em Monte Grande, onde passavam a semana toda, uma vez que a Caldeira tinha sido submersa pela lava. O percurso desce gradualmente ao mar a partir de uma altitude de 1830 m oferecendo uma vista magnífica e constante sobre a ilha de Brava. 

O primeiro trecho, que corre ao lado de Cabeça Fundão, atravessa a área mais importante da ilha para pastagem e famosa pela produção de seus queijos. Nesse trilho se podem conhecer plantas endémicas do arquipélago e não é difícil ver pássaros locais como Passarinha (Halcyon leucocephala) e Cérnicalo vulgar (Falco tinniculu alxandri). 

É importante levar água porque não se encontram nascentes ou pontos de abastecimento até a localidade de Monte Grande.

Ficha técnica: 

  • Início/Fim: Parque Natural do Fogo / Monte Grande
  • Distância: 9,66 km
  • Desnível acumulado: 938 m
  • Duração do percurso: 5 horas
  • Grau de dificuldade: médio

A não esquecer: muita água porque ao longo do caminho não é encontrada, um pouco de comida em caso de fome, um chapéu e o protetor solar.

Para mais informações: AGTC, Associação Guias Turísticas Chã Das Caldeiras

Visita ao Monte Preto

Um belíssimo testemunho geológico que encontramos no concelho de Santa Catarina entre Figueira Pavão e Baluarte de Cima na parte intermédia deste município onde gozar de uma belíssima panorâmica das zonas limítrofes, sobretudo Galinheiro, São Jorge e Campanas Baixo. 

Os diferentes tipos de materiais de lava presentes descrevem a sua origem vulcânica enquadrado entre algumas das principais espécies endêmicas de fogo.

Para mais informações: AGTC, Associação Guias Turísticas Chã Das Caldeiras

Miradouro de Monte Nho Checo

O Miradouro oferece uma das mais lindas vistas sobre o centro da cidade de Igreja, em Mosteiros, a 172 metros de altitude, é uma mistura de emoções: o azul do mar combina com a lava preta que o mesmo beija incessantemente, produzindo um belo contraste. 

Entre o azul do mar e o esverdeado das plantas que pintam as montanhas, o miradouro de Monte Nho Checo oferece uma vista de 360° que é de relaxar o coração. Se pode chegar com carros, hiaces, táxis: è impossível passar deste lugar sem contemplar a vista. 

Em dias claros, de tempo limpo e poucas nuvens, é possível distinguir na linha do horizonte os contornos da Ilha de Santiago.

Para mais informações: AGTC, Associação Guias Turísticas Chã Das Caldeiras