Quem somos

PROJETOS F.A.T.A E Rotas do Fogo: projetos de turismo sustentável na Ilha do Fogo

Os Projetos F.A.T.A. “Fogo, Água, Terra e Ar” e Rotas do Fogo “Modelo do agroturismo como reforço das organizações locais do turismo rural e sustentável na Ilha do Fogo”, implementados pela Ong italiana Cospe e cofinanciados pela União Europeia, têm como objetivo desenvolver a cadeia de valor do turismo numa perspectiva de sustentabilidade, melhorando e diversificando a oferta turística da ilha.
Para este fim, os projetos visam incentivar a cooperação entre associações, empresas e autoridades locais para desempenhar um papel ativo na implementação de um modelo de desenvolvimento local sustentável que fornece e gere serviços turísticos que utilizam de forma responsável todos os recursos ambientais, sociais, culturais, económicos, públicos e privados, disponíveis no território.
O site Natour-fogo nasceu com este fim e representa uma “janela aberta” sobre a Ilha do Fogo para descobrir toda a sua beleza, natureza, cultura, história e servicos.

FUNDO DO TURISMO

o Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo tem como objetivo investir na execução de políticas públicas de promoção e desenvolvimento do turismo, capacitação de recursos humanos para o sector, requalificação urbana e criação de infraestruturas, com vista à melhoria do destino, dos produtos turísticos e do desenvolvimento sustentável.

Foi criado no agosto do 2013 pelo Governo Cabo-verdiano com a finalidade de contribuir para a melhoria da sustentabilidade do “destino Cabo Verde” com o fomento de atividades e projetos ligados ao setor através do financiamento de ações de promoção, desenvolvimento e manutenção de serviços diretamente associados ao bem-estar dos moradores e turistas.

As várias ações previstas no âmbito do fundo demonstram a “transversalidade do setor”, ou seja de não investir unicamente no turismo esquecendo as populações, a comunidade receptora, que pode não ser considerada uma “atividade turística” mas trata-se de intervenções importantes para criar condições para que também a população possa receber melhor os turistas.

Assim, entre as atividades turísticas standard financiadas pelo fundo, se prevêem também intervenções junto de crianças, a educação para o turismo, atividades geradoras de rendimento, a reabilitação da zona e o reforço da segurança, o ajustamento da formação da mão-de-obra qualificada ao serviço do turismo.

Alguns subprodutos turísticos poderão vir a ser criados com o financiamento do fundo, designadamente o turismo rural, principalmente nas ilhas de Santiago, Fogo, Brava, São Nicolau e Santo Antão.
O Fundo do Turismo para executar todas as ações e atividades programadas, conta com o financiamento anual provenientes da taxa de Contribuição Turística, um apoio direto que todos os turistas podem dar no desenvolvimento sustentável do turismo em Cabo Verde. (Link che rimanda alla pagina della taxa)

REDE NATOUR-FOGO

Os projetos F.A.T.A. e Rotas do Fogo sempre favoreceram alianças entre os diferentes atores públicos e privados. Foi através e a implementação de várias “Mesas de Diálogo”, encontros participativos entre os projetos e as instituições nacionais e locais, as várias associações do território, os atores envolvidos na cadeia do turismo e a população em geral para a troca de ideias e opiniões sobre o desenvolvimento do turismo sustentável, que foi criada a rede Natour-Fogo.
Uma rede que reúne todos os principais protagonistas do setor do turismo da Ilha, entre gerentes de hotéis, pensões, restaurantes, espaços culturais, guias turísticas, pessoal do transporte público e privado, associações e representantes das instituições locais e em geral todos os operadores de quaisquer serviços ligados com o turismo, para melhorar a oferta e atrativas turísticas, apoiar o desenvolvimento de um turismo sustentável, promover, valorizar e proteger a natureza e a infinita beleza, história e cultura da Ilha do Fogo.

FG-TURISMO: Associação Turística da Ilha do Fogo

No âmbito das várias sinergias criadas pelas Rede Natour-Fogo, que reúne todos os principais protagonistas do setor do turismo da Ilha, se constituiu a FG-Turismo: Associação Turística da Ilha do Fogo.


Uma associação de operadores turísticos que tem por finalidade a promoção do turismo sustentável na ilha do Fogo cooperando com os demais parceiros, públicos e privados para o desenvolvimento integrado da ilha do Fogo.

AGTC: Associação dos Guias de Turismo de Chã das Caldeiras

A Associação dos Guias de Turismo de Chã das Caldeiras “AGTC” foi constituída em 2012 e agrega no seu seio mais de que 40 membros, atuando no turismo, um sector crucial para o desenvolvimento de Cabo Verde e da ilha do Fogo em particular.
A AGTC assenta na sua ação na articulação com os parceiros de desenvolvimento e demais players do setor do turismo com o fim de otimizar as potencialidades turísticas da ilha do Fogo, apostando na formação, informação e constituição de redes de contactos, capazes de valorizar o território promovendo a salvaguarda do ambiente e criando sinergias.
Na perspectiva de diversificar a oferta turística, foram elaborados de forma participativa, entre os projetos F.A.T.A e Rotas do Fogo, a AGTC e todos