Praias

Município de São Filipe

Praia de Fonte Bila o “Praia de Bocarrom”

E’ a maior praia da Ilha que oferece um encontro especial com a força do Oceano e das ondas que cada dia saem do mar. De areia preta e de longa extensão, quase 5 km com início na praia de Fonte Bila e o fim na praia de Nossa Senhora, representa o ponto balnear da população e dos turistas onde passear e atender o pôr do sol.

Devido à presença constante de ondas e correntes, não é uma praia para nadar, mas definitivamente um lugar para encontrar tranqüilidade e descanso depois de um dia andando pelas ruas da cidade e se deixando ninar pelo som das ondas, admirando à sua frente a grandiosidade e a beleza da ilha de Brava no meio do mar.

Como chegar
No centro da cidade de São Filipe, trás o Fortim Nha Carlota encontra-se a ribeira de São João, que divide a parte velha da cidade da parte nova e dá acesso a praia de Bocarrom.

Esta praia é também o lugar pelas celebração das festas das bandeiras de São João, São Pedro, São Sebastião e São Filipe.

Para os amantes da natureza, a partir do mês de junho até meados de outubro se pode ser protagonistas de um maravilhoso evento assistindo ao desovas das tartarugas marinhas.

Praia do Porto do Vale dos Cavaleiros

A cerca de 4 km de São Filipe situa-se o Porto de Vale dos Cavaleiros onde é possível apanhar o barco que faz carreira regular para a Brava que constituem a única forma de aceder a esta ilha, havendo actualmente também ligação a Santiago.

Ao lado do porto há uma pequena baía onde, exceto nos dias em que o mar é particularmente agitado, é possível dar um belo mergulho nas águas salgadas do oceano, nadar e caminhar entre as rochas.

Normalmente, não se caracteriza por fortes correntes marítimas, devido à proteção que a construção do porto concede, e representa uma praia de fácil acesso, mesmo para famílias com crianças, para desfrutar de algumas horas no mar.
Pode ser alcançado em menos de 10 minutos, pegando um táxi a partir do centro da cidade de São Filipe ou a pé, seguindo a estrada principal e as indicações que levam ao porto do centro, com uma agradável e tranquila caminhada de cerca de 45 minutos.

Lembrar de levar água, comida, protetor solar e um chapéu, pois no caminho e fora da cidade não há bares ou outras lojas para comprar bebidas e que a rua é ensolarada e sem árvores e sombra.

Salina

Um lugar onde a rocha e o mar se fundem, se misturam, se dividem e se juntam novamente graças a arcos, túneis e canais a quase a 18 km da Cidade de São Filipe onde mirar a beleza e o poder da natureza.

Um monumento natural que representa uma atração turística imperdível e ao mesmo tempo uma praia de pescadores que celebra o dia 18 de Maio a sua festa popular anual.

Para mais informações ver o trilho: “Roteiro Campanas de Cima – Salinas”.

Município de Santa Catarina

Praia Grande

È a maior praia preta da ilha que dista cerca de 3 km de Cova Figueira. Um lugar de grande atrativas naturais e de importância pela preservação ambiental onde passear, relaxar e gostar a beleza e o poder do oceano.

Esta praia também è um lugar especial porque è onde desovam as tartarugas, não somente a noite ma em plena luz do dia e onde se podem admirar, com um pouco de sorte, as baleias.

Bombardeiros

Bombardeiros é localizado entre a costa rochosa batida pelas ondas do oceano, as escarpas íngremes do lado Sul, é vigiado pelo vulcão, que ergue-se, colossal, acima do horizonte. E’ um canto cativante do Fogo, onde o visitante pode imergir-se numa atmosfera mesclada de história, natureza, tranquilidade e vistas inspiradoras entre mar, céu, lava e vulcão.

Suas ruínas abandonadas testemunham um passado no qual a terra era mais generosa ou, talvez, as exigências do homem eram mais limitadas de que hoje. Este passado transparece ainda na harmonia da paisagem, das formas, dos sons e das cores, onde as obras humanas encaixam o que a natureza fez e desfez ao longo do tempo. Muros de pedras pretas, trilhos cercados de calhaus irregulares, fruteiras mescladas com plantas espontâneas, voz do mar e som de sinos vindo de longe.

Para os que quiserem dar uma volta por ali deveriam percorrer a orla marítima da Santa Catarina em direção dos Mosteiros. O passeio demora cerca de 40 minutos se começar em correspondência da Praia Grande.

A não esquecer: muita água porque ao longo do caminho não é encontrada, um pouco de comida em caso de fome, um chapéu e o protetor solar.

Para mais informações ver o trilho: “Roteiro Orla Marítima”.

Porto ou Baía de Alcatraz 

Com mais de um século de vida, ainda representa um lugar de grande interesse turístico situado a sul do Concelho e que dista somente 7 km da Cova Figura, onde encontrar a comunidade dos pescadores, ver uma falésia e passear até a praia Fajã.

Chegar a Baía de Alcatraz significa imergir-se numa paisagem caracterizado pela lava preta que as antigas erupções ficou até ao mar e viver a história dos navegadores do passado que chegavam no antigo porto.

A não esquecer: muita água porque ao longo do caminho não é encontrada, um pouco de comida em caso de fome, um chapéu e o protetor solar.

Para mais informações ver o trilho: “Roteiro Orla Marítima”.

Praia “Recanto de Ponta Queimado”

Perto da localidade de Cova Matinho e ao pé do Bombardeiro, encontra-se um lugar onde a tranquilidade e as ondas do mar são os padrões.

Areia negra emoldurada em um “recanto” onde a rocha de lava de uma antiga erupção de 1951 se junta ao mar. Um lugar de relaxe e harmonia… um verdadeiro recanto do paraíso.

A não esquecer: muita água porque ao longo do caminho não é encontrada, um pouco de comida em caso de fome, um chapéu e o protetor solar. 

Para mais informações ver o trilho: “Roteiro Orla Marítima”.

Município dos Mosteiros

Baía de Fajãzinha o Baia de Monte Vermelho

Uma praia de areia preta, onde encontrar paz e tranquilidade dadas pelas ondas quebrando nas rochas e ouvir “o canto” da natureza.
Uma nascente de água pura e cristalina flui das rochas e encontra o mar, dando aos olhos um panorama de cores inesquecíveis na música de fundo das ondas que se alternam incessantemente.

Praia de Nha Sant’Ana

Um breve litoral composto por duas pequenas praias de areia preta onde se alternam os cores da água cristalina com o negro de lavas, legado do vulcão.
Nha Sant’Ana, mostra-se ao visitantes em toda a sua beleza paisagística: uma pequena costa onde encontrar o oceano e se encantar pela harmonia da natureza.

Para mais informações ver o trilho: “Roteiro Praia e Café”.