Clima

O CLIMA EM CABO VERDE

Estamos no cinturão tropical do planeta e Cabo Verde faz parte da extensa zona do Sahel, por isto possui um clima quente, árido e semiárido e que geralmente è agradável ao longo do ano.

À semelhança de toda zona saheliana, o arquipélago apresenta duas estações contrastantes: a das chuvas e a da seca ou tempo das brisas. A estação chuvosa vai de Agosto a Outubro, sendo que as ilhas mais acidentadas, como Santo Antão, Santiago e Fogo, beneficiam de maior pluviosidade. A estação mais seca vai de Novembro a Julho.

As temperaturas variam pouco ao longo do ano. Aquelas máximas ficam entre 25ºC e 30ºC, enquanto as temperaturas mínimas variam entre 19ºC e 25ºC.
Os meses mais quentes são Agosto, Setembro e Outubro, com 29 graus de temperatura média e os mais frios são Janeiro e Fevereiro, com cerca de 23 graus de temperatura média.
Nas regiões de maior elevação, o clima é um pouco moderado, com temperaturas que podem cair durante a noite e o início da manhã, mesmo em torno de 15 graus.

O CLIMA DA ILHA DO FOGO

Fogo caracteriza-se por temperaturas agradáveis ao longo do ano e, em traços gerais, a ilha tem um clima subtropical seco. As temperaturas são amenas, com mínimas médias de 22 ° C e máximas de 28°C, raramente ultrapassando os 30°C, descendo para 12-14 graus nas áreas elevadas.

Durante a “estação da chuva”, de Agosto a Outubro, as precipitações podem ocorrer com maior frequências mas geralmente não duram mais de um dia.
Os meses “mais frios” são janeiro e fevereiro e, às vezes, entre dezembro e março, um fenómeno singular aparece no arquipélago, chamado Bruma seca, uma névoa densa originada da areia fina do deserto do Saara, trazida pelos ventos alísios.

A melhor época para viajar para o Fogo é de novembro a julho, para evitar o período abafado entre agosto e outubro.

A grande altitude, que ultrapassa os 2500 metros na Bordeia da Chã das Caldeiras e parte central da Ilha, origina um escalonamento de andares microclimáticos que se reflecte na vegetação espontânea e na variação de tipos de cultura entre os andares litorais, aonde dominam plantas tropicais, e andares de altitude onde estão presentes plantas mediterrânicas, plantações de cafés e vinhedos. Esta conjuntura favorece o aparecimento da massa florestal de Monte Velha, e das culturas de café e frutas tropicais que vão até Mosteiros.

Para as características climáticas acima, é aconselhável usar roupas confortáveis e leves e se proteger do sol usando protetor solar e chapéus e no período menos quente, pode ser necessário usar um casaco à noite. 

Em Chã das Caldeiras, localidade perto do vulcão, as temperaturas são mais baixas especialmente no inverno: é portanto aconselhável usar roupas mais pesadas como camisola ou casaco, calça comprida sobretudo à tarde e de manhã cedo.