Monte Velha

No Município dos Mosteiros se localiza a única floresta da ilha, a Floresta de Monte Velha a partir de los 1000 m de altitude.
A densa e extensa zona Florestal de Monte Velha, que nos convida a um turismo de trekking e da montanha, permite encontrar eucaliptos, ciprestes, jacarandás e outras árvores de grande porte. A planta de eucalipto, em particular, è uma espécie que tem uma importância vital na vida da população de Chãs das Caldeiras e das zonas adjacentes, porque è usado como lenha.

A existência de uma flora e fauna endémica são outros atributos que fazem de esta zona uma das mais procuradas pelos turistas que visitam a ilha. O perímetro florestal de Monte Velha é formado essencialmente por lavas, alternadas com camadas e escórias e tufos, da actividade vulcânica anterior à formação da caldeira.

Atualmente existe um percurso organizado para que os turistas possam apreciar a beleza da floresta que liga a zona de Monte Velha situada no norte das área protegida perto de Chá das Caldeiras com as zonas altas dos Mosteiros (Cutelo Alto, Pai António e Feijoal). 

A partir de Chã das Caldeiras, e com uma caminhada linear de cerca de uma hora e trinta minutos, seguindo a estrada principal em direção a Monte Velha, è possível se perder numa exuberante floresta de pinheiros, eucaliptos, grevilha e outras árvores que adornam a paisagem.

Com a presença do Vulcão Pico do Fogo e de toda a Bordeira, passear na maravilha da natureza e chegar na área no meio do perímetro florestal onde visitar os espaços exteriores da antiga Residência do ex-Presidente da República que hospedou personalidades políticas do país nas décadas de oitenta, e ver o jardim botânico onde admirar as plantas endémicas da Ilha.

O Roteiro Botânico è um caminho maravilhoso para conhecer e passear na biodiversidade da Ilha. 

Existem daqui outros passeios diferentes, uns dos quais conduz na parte alta de Mosteiros com uma subida do Monte Velha que atravessa plantação de café, cultivo de frutas mediterrânea, como laranjas, tangerinas e limões e tropical.

Para mais informações:  AGTC, Associação Guias Turísticas Chã das Caldeiras