Município de São Filipe

A cidade, descoberta em 1° de maio de 1460 e colonizada pela primeira vez em 1462, junta com as Ilhas Brava e Santiago è a capital da ilha do Fogo. 

Com vista para a vizinha ilha Brava e com uma atmosfera única e emocionante, è conhecida pela sua ruas empedradas, pela extensa praia de areia preta chamada “Fonte de Bila” e pelas praças e os jardins com lindos árvores e flores. 

Mas o que caracteriza São Filipe acima de tudo é sua arquitetura peculiar representada pelos Sobrados, típicas casas coloniais, com o primeiro complexo habitacional que remonta ao final do século XIX e no início de 1900.

De grande importância são também a Igreja Matriz de S.Filipe e de São Lourenço e a Capela de Nossa Senhora Socorro e os “sobrados rurais”, seja as casas de campo que contam a riqueza de algumas famílias no passado. 

São Filipe está subdivida em dois núcleos antigos: o primeiro, denominado Bila Baixo, sobranceira ao mar e è constituído por edifícios coloniais, o segundo, Bila Riba, separados pelo paredão do Alto de São Pedro, que originou os bairros de Santa Filomena, e Congresso, a expansão para Sul onde nasceu o bairro de Achada São Filipe e as periferias desses bairros em direção ao interior da ilha.

Perto do centro da cidade ficam o Porto de Vale de Cavaleiros e o aeródromo de São Filipe, as portas de entrada da ilha do Fogo que permitem cada dia de chegar e sair com voos e barcos do transporte nacionais. Tomar um táxi ou usar o transporte publico são os sistemas mais simples para cobrir a breve distância (5 – 10 minutos) para chegar em São Filipe. 

O Dia do Município é 1° de Maio, data que coincide com a celebração da Festa das Bandeiras de São Filipe, em crioulo Festa de Nhô San Filipe, manifestação de cultura popular de cariz profano e sagrado com vários eventos, auto mascarados e cavalhadas. Acontece anualmente na época entre dias 25 de Abril e 1 de Maio em homenagem a São Filipe, o primeiro nome doado a Ilha do Fogo pelos Portugueses. 

Além dos sobrados, o tour através da cidade pode levar os turistas a visitar a Casa da Memória e o Museu Municipal, para conhecer a história da cidade e da Ilha de Fogo em geral, e a aproveitar outros pontos de interesse como o Cemitério de Baixo, conhecido também como Cemitério dos Brancos, datado de XIX século; os restos do Fortim Carlota, datados de XVII século; o animado mercado municipal e outros numerosos edifícios e praças que ainda conservam o fascínio da época colonial.

Em São Filipe os turistas podem também aceder a Praia de Fonte Bila, uma praia particular de areia preta. Por causa da conformação da ilha é uma das poucas praias de Fogo, juntamente com a Praia do Porto de Vale dos Cavaleiros e a praia de Ponta Salina em São Jorge, famosa pela presença de piscinas naturais sugestivas.

Dar uma passeio na praia da areia preta Fonte de Bila para encontrar o oceano e assistir ao pôr do sol, perder-se nas antigas ruas da cidade e imergir-se completamente na história e atmosfera de São Filipe, visitar o Museu e a Casa da Memória para depois chegar até ao mercado municipal para apreciar a vida dinâmica e alegria do povo, ou simplesmente beber um copo de vinho do Fogo e saborear os pratos típicos locais nos muitos bar e restaurantes que a caracterizam, permite de viver completamente este maravilhoso lugar onde o passado encontra o presente e ficar cada minutos encantados.