Fundo do Turismo

O Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo em Cabo Verde tem como objetivo investir na execução de políticas públicas de promoção e desenvolvimento do turismo, capacitação de recursos humanos para o sector, requalificação urbana e criação de infra-estruturas  com vista à melhoria do destino, dos produtos turísticos e do desenvolvimento sustentável.

Foi criado no agosto do 2013 pelo Governo Cabo-verdiano com a finalidade de contribuir para a melhoria da sustentabilidade do “destino Cabo Verde” com o fomento de atividades e projetos ligados ao setor através do financiamento de ações de promoção, desenvolvimento e manutenção de serviços diretamente associados ao bem-estar dos moradores e turistas.

As várias ações previstas no âmbito do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo demonstram a “transversalidade do setor”, ou seja de não investir unicamente no turismo esquecendo as populações, a comunidade receptora, que pode não ser considerada uma “atividade turística” mas trata-se de intervenções importantes para criar condições para que também a população possa receber melhor os turistas.

Assim, entre as atividades turísticas standard financiadas pelo fundo, se prevêem também intervenções junto de crianças, a educação para o turismo, atividades geradoras de rendimento, a reabilitação da zona e o reforço da segurança, o ajustamento da formação da mão-de-obra qualificada ao serviço do turismo.

Alguns subprodutos turísticos poderão vir a ser criados com o financiamento do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo, designadamente o turismo rural, principalmente nas ilhas de Santiago, Fogo, Brava, São Nicolau e Santo Antão.

O Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo  para executar todas as ações e atividades programadas, conta com o financiamento anual provenientes da Taxa de Contribuição Turística, um apoio direto que todos os turistas podem dar no desenvolvimento sustentável do turismo em Cabo Verde.