Santa Catarina

O concelho de Santa Catarina do Fogo, situado a sudeste da ilha, ocupa uma área de cerca 125 Km2 limitado pelos concelhos dos Mosteiros a norte e São Filipe a oeste.

É’ um município com caráter predominantemente rural e subdividido em 16 povoados entre os quais destacamos Cova Figueira, sede do Concelho e Chã das Caldeiras, famosa em todo o mundo para o Vulcão Pico do Fogo e a sua característica comunidade, mas também para as áreas protegidas do Parque Natural do Fogo, a linda natureza e os vinhedos.

Os outros povoados são: Cabeça Fundão, Achada Furna, Fonte Aleixo, Estância Roque, Mãe Joana, Baluarte, Roçadas, Monte Vermelho, Daca Balaio, Fonte Cabrito, Cova Matinho/Tinteira, Domingos Lobo, Maria da Cruz,  Achada Poio.

O 25 de novembro è o dia do Município que coincide com a celebração de Santa Catarina, sua padroeira. 

Para chegar a Santa Catarina, se pode usar o transporte público, pegar um táxi ou alugar um carro.

As costas que tocam o oceano, as ondas que batem nas rochas imponentes e a sombra do vulcão que olha e cumprimenta de longe fazem de Santa Catarina um lugar único e mágico, onde perder-se nos ventos quentes que sopram e nas cores que a natureza ofertas.

Além do Vulcão “Pico do Fogo” e do paisagem lunar oferecido em geral para Chã das Caldeiras, ou da áreas protegidas e os roteiros de ecoturismo como a Bordeira, as grutas até a Floresta de Monte Velha, destacamos as outras maravilhas que se podem encontrar neste município onde ainda respirar a “essência” do Fogo.