Mosteiros

Localizado a norte da Ilha do Fogo, com uma extensão de 85 km2, o Conselho nasceu no 1992 cujo núcleo central è Vila da Igreja.

As principais atividades econômicas são a agricultura com a produção do Café do Fogo, o Vinho e a fruticultura com frutas tropicais e mediterrâneas, a prática agropecuária e a pesca. 

Possui panoramas e caminhos encantadores onde a montanha se junta ao mar e è conhecida sobretudo para aquelas que são definidas “as 7  maravilhas de Mosteiros”: Praia de Nha Sant’Ana; Morro Djeu; a Floresta de Monte Velha; Monte Sumbango; Baía de Fajãzinha; Cafezais; Portela. 

As Festas do Dia do Município dos Mosteiros , e da sua Santa Padroeira “Nossa Senhora da Ajuda”, que se celebra o 15 de Agosto também tem as duas vertentes, o religioso e o profano. No dias 12, 13 e 14 acontecem várias atividades, desde concurso de vozes, de moda, corrida de cavalos, jogos e festivais, no dia 15 é feita celebração da missa e logo depois dá-se continuidade ao festival de música de Praia lancha. 

Os outros eventos organizados neste Conselho são o Festival do Café, geralmente no mês de Abril, e várias Festas tradicionais e das Bandeiras, além da cultura musical e da dança local conhecida com o nome de Talaia Baixo.

Para chegar a Mosteiros pode-se vir de carro (minibus, taxi e automóveis de aluguer) e a pé com os passeios e os vários caminhos que ligam Chã das Caldeiras ao Concelho. 

O Miradouro de Monte Nho Checo oferece uma das mais lindas vistas sobre o centro da cidade de Igreja. A 172 metros de altitude, em dias claros, de tempo limpo e poucas nuvens, é possível distinguir na linha do horizonte os contornos, quase que de silhueta, da Ilha de Santiago. 

Situado a apenas 5 minutos de carro do centro da cidade e 30 minutos á pé, o acesso é fácil para qualquer um. O lugar é inspirador, calmo e dá tranquilidade. À medida que se faz o giro, o cenário muda, passando por vales, montanhas, mar, árvores, flores e povoados em volta.