Projetos FATA e Rotas do Fogo

Os Projetos F.A.T.A. “Fogo, Água, Terra e Ar” e Rotas do Fogo “Modelo do agroturismo como reforço das organizações locais do turismo rural e sustentável na Ilha do Fogo”, implementados pela Ong italiana Cospe e co-financiados pela União Europeia, têm como objetivo desenvolver a cadeia de valor do turismo numa perspectiva de sustentabilidade, melhorando e diversificando a oferta turística da ilha. 

A promoção do Turismo Rural, através da difusão do modelo de agroturismo e da melhoria de qualidade dos serviços prestados pelas associações e produtores locais, fortalecendo as habilidades e oportunidades dos atores envolvidos na cadeia do turismo rural, visa destacar o sucesso do binómio agricultura-turismo, que tem como efeito direito um aumento da atenção ao território, a produção local e a tutela da tipicidade do produtos. 

A proteção ambiental nas áreas rurais da Ilha do Fogo è um resultado do desenvolvimento do modelo de turismo sustentável, que contribui para a melhoria de sua conservação ajudando a restaurar um ambiente protegido, a partir do qual as comunidades locais podem maximizar os benefícios ambientais, sociais e económicos através da promoção de um setor que integre atividades ambientais e agrícolas ao turismo. 

Para este fim, os projetos visam incentivar a cooperação entre associações, empresas e autoridades locais para desempenhar um papel ativo na implementação de um modelo de desenvolvimento local sustentável que fornece e gere serviços turísticos que utilizam de forma responsável todos os recursos ambientais, sociais, culturais, económicos, públicos e privados, disponíveis no território.

O site Natour-fogo nasceu com este fim e representa uma “janela aberta” sobre a Ilha do Fogo para descobrir toda a sua beleza, natureza, cultura, história e serviços.