PARQUE NATURAL DE FOGO
Os turistas que chegam no Fogo podem aproveitar as diversas atrativas que a ilha oferece aos seus visitantes. O Parque Natural de Fogo, com o Pico do Fogo, a comunidade de Chã das Caldeiras e a floresta de Monte Velha, é o destino mais procurado pelos turistas graças as suas maravilhas e as numerosas atividades ao ar livre que é possivel fazer. Com o acompanhamento dos guias de montanha da Associação dos Guias de Turismo de Chã das Cladeiras (AGTCC), os turistas podem enfrentar a imperdivel subida ao Pico do Fogo (2829 m) passando também pelo Pico Pequeno, a cratera das ultimas duas erupções do 1995 e 2014. Além disso, a AGTC oferece muitas possibilidades de excursões aos turistas:
– Pico do Fogo e Pico Pequeno (1995/2014): 6h, 11km, ↑↓1100m (também é possível como caminhadas únicas)
– Chã/Mosteiros: 5h, 15km, ↓1750m (desafiador, mas possível, desde que sob orientação de um guia)
– Gruta (s) / Canais de Lava, 2-3h, 2-4km, ↑↓ 100m (Dois túneis de lava equipados – um terceiro está em obras).
– Via Ferrata (Roberto): 6h, 9km, ↑↓ 700m (Um clássico via ferrata, excelentemente equipado).
– Bordeira completa – Caminhada no cume: 2 dias, 28km, ↑↓ 3100m – 1560m dele Via Ferrata (A “bala de prata” de Cabo Verde)! O destaque secreto é o pernoite a 2500m de altitude!
– Escalada alpina e desportiva: Várias rotas de escalada alpina, mais de 100 rotas de escalada desportiva 3-8c+, mais de 1000 rotas de bouldering Fb2-Fb8b+ (Várias zonas da Ilha 2000+).
Os turistas podem também conhecer a biodiversidade da ilha visitando o perímetro florestal de Monte Velha e a cultura de Fogo entrando em contato com a população de Chã das Caldeiras com as suas peculiaridades e tradições.
SÃO FILIPE
A cidade de São Filipe é a capital da Ilha e a quinta maior cidade em Cabo Verde. Além de ser uma etapa obrigatória para os turistas pela presença do único aeródromo da ilha, São Filipe ainda conserva um património histórico e cultural de grande valor, testemunha da época colonial portuguesa. A atração principal da cidade são os “sobrados”, antigas residências das famílias portuguesas da época colonial, que foram conservadas e reabilitas para diversos usos (hotel, lojas, etc.). Atualmente em São Filipe tem acerca 54 sobrados, que pela maior parte podem ser visitados com o acompanhamento dos guias turísticos locais.
Além dos sobrados, o tour através da cidade pode levar os turistas a visitar a Casa da Memoria e o Museu Municipal, para conhecer a historia da cidade e da ilha de Fogo em geral, e a aproveitar outros pontos de interesse como o Cemitério de Baixo, conhecido também como Cemitério dos brancos, datado de XIX seculo; os restos do Fortim Carlota, datados de XVII seculo; o vivaz mercado municipal e outros numerosos edifícios e praças que ainda conservam o fascínio da época colonial.
Em São Filipe os turistas podem também aceder a Praia Bila, uma praia particular de areia preta. Por causa da conformação da ilha e das fortes correntes oceânicas, é uma das poucas praias de Fogo, juntamente com a Praia do Porto de Vale dos Cavaleiros, e a praia de Ponta Salina em São Jorge, famosa pela presença de piscinas naturais sugestivas que constituem uma importante atrativa turística.
ITINERÁRIOS TURISTICOS
No âmbito dos projetos FATA e Rotas do Fogo da ong italiana COSPE foram identificados e elaborados de forma participativa e envolvendo a população local 5 itinerários turísticos ligados as atrativas naturais e aos produtos locais da ilha:
– Roteiro do vinho: Através deste roteiro os turistas podem se imergir na natureza e nas vinhas passando pela comunidade de Chã das Caldeiras, famosa pelo Pico do Fogo, mas também pelo vinho de grande qualidade produzido graças a fertilidade do terreno vulcânico.
– Roteiro botânico: Um trilho único em Monte Velha, um lugar de grande importância botânica onde se podem encontrar muitas espécies endémicas da Ilha de Fogo.
– Roteiro Campanas de Cima – Salinas: Campanas de Cima é ligada através de trilhas para caminhadas com muitas áreas. Um caminho fácil leva a comunidade de Pescadores de Salinas passando por terrenos de mangueiras e bananeiras com uma vista constante do lado oeste da ilha
– Roteiro praias e café: Da cidade de Mosteiros por volta das aldeias de Pai Antonio e Cutelo Alto. Aqui pode-se encontrar o café mais famoso do arquipélago e produzido de forma artesanal. O trilho circular passa na volta pela preciosa costa
– Roteiro Orla Marítima: Este roteiro passa ao longo do mar entre penhascos e praias visitadas pelas tartarugas. Uma aldeia abandonada abaixo das encostas do vulcão e uma comunidade de pescadores são os aspetos mais surpreendentes deste itinerário.