Mulheres Sabores da Terra

Em 2018, elas começaram como uma Associação Comunitária para ajudar no desenvolvimento da comunidade. Perceberam que havia muito desperdício na produção alimentar; por isso, procuraram financiamento para começar a processar aqueles produtos que, de outra forma, iriam para o desperdício. 

Com o primeiro financiamento que receberam, organizaram cursos de formação sobre segurança e higiene alimentar e equipamento para o processamento de fruta. 

Também haviam alugado instalações para realizar a atividade, mas com a chegada da pandemia da COVID-19, tiveram que diminuir a produção.

Em 2022, perceberam que as instalações que tinham alugado tinha um problema com o telhado e tiveram de o desocupar, pelo que duas mulheres da associação continuaram a trabalhar a partir de casa, reduzindo grandemente a produção e perdendo clientes.

O projeto ‘Terra de Valor’ ajudou-as através d o Programa POSER a formalizarem-se como uma cooperativa e encontrou-lhes um novo espaço e equipamento para recomeçarem o seu negócio.

As matérias-primas que utilizam para produzir as suas farinhas são fornecidas pelas suas colheitas pessoais e pela compra em outros agricultores. No futuro gostariam de comprar terras para cultivar o que precisam. 

A marca e o logo da cooperativa estão a ser finalizados. A nova instalação foi inaugurada no mês de maio de 2023 e logo em seguida, iniciaram a atividade de transformação.

 

Productos

Farinha de Mandioca, Farinha de Batata Doce, Cherem, Milho Cachupa, Camoca, “Piran”, Erva Doce, Alecrim, Orégãos e Cidreira.

Target

Neste momento vendem no supermercado em São Filipe, mas como  Campanas de Cima está na rota do vulcão querem entrar no circuito do turismo.

Integrantes

Integrantes da Cooperativa

Produtos

Conheça nossos produtos