Em 2018, elas começaram como uma Associação Comunitária para ajudar no desenvolvimento da comunidade. Perceberam que havia muito desperdício na produção alimentar; por isso, procuraram financiamento para começar a processar aqueles produtos que, de outra forma, iriam para o desperdício.
Com o primeiro financiamento que receberam, organizaram cursos de formação sobre segurança e higiene alimentar e equipamento para o processamento de fruta.
Também haviam alugado instalações para realizar a atividade, mas com a chegada da pandemia da COVID-19, tiveram que diminuir a produção.
Em 2022, perceberam que as instalações que tinham alugado tinha um problema com o telhado e tiveram de o desocupar, pelo que duas mulheres da associação continuaram a trabalhar a partir de casa, reduzindo grandemente a produção e perdendo clientes.
O projeto ‘Terra de Valor’ ajudou-as através d o Programa POSER a formalizarem-se como uma cooperativa e encontrou-lhes um novo espaço e equipamento para recomeçarem o seu negócio.
As matérias-primas que utilizam para produzir as suas farinhas são fornecidas pelas suas colheitas pessoais e pela compra em outros agricultores. No futuro gostariam de comprar terras para cultivar o que precisam.
A marca e o logo da cooperativa estão a ser finalizados. A nova instalação foi inaugurada no mês de maio de 2023 e logo em seguida, iniciaram a atividade de transformação.
Productos
Farinha de Mandioca, Farinha de Batata Doce, Cherem, Milho Cachupa, Camoca, “Piran”, Erva Doce, Alecrim, Orégãos e Cidreira.
Target
Neste momento vendem no supermercado em São Filipe, mas como Campanas de Cima está na rota do vulcão querem entrar no circuito do turismo.
© 2022 tODOS OS DIREITOS rESERVADOS
DESIGN BY DIVULGALI