Destino Fogo: Desenvolvimento Ecológico e Sustentável do Turismo e Inovação Na Oferta em Fogo
O projeto Destino Fogo (Desenvolvimento Ecológico e sustentável do turismo e inovação na oferta em fogo) financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo CFLI (Fundo Canadá para iniciativas Locais) e pela Cooperação Alemã é uma iniciativa da COSPE e de vários parceiros locais, entre as quais: Câmara Municipal de São Filipe, Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Câmara Municipal de Mosteiros, Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Gênero (ACLCVBG), Rede Laço Branco de Cabo Verde (RLBCV), Associação Turística da ilha do Fogo – FG Turismo, Associação Projeto Vitó e Associação Italiana de Turismo Responsável (AITR).
Impacto
Promover o turismo sustentável nas áreas protegidas de Cabo Verde como fator de geração de rendimentos e crescimento socioeconómico para as comunidades locais.
O.S. – Fomentar o papel das OSC e das comunidades locais da ilha do Fogo na projeção, gestão, proteção e promoção conjuntas do turismo sustentável nas áreas protegidas da ilha.
Resultados:
R1- As comunidades locais, as OSC e outras partes interessadas colaboram na definição e implementação de uma estratégia comum para melhorar, proteger e promover as áreas protegidas da ilha do Fogo.
R2- Mulheres, jovens e pessoas vulneráveis (incluindo reclusos, ex-reclusos e retornados) participam ativamente na promoção e diversificação da oferta de ecoturismo na ilha do Fogo.
R3- As instituições públicas, as OSC e outros intervenientes no sector do turismo em Cabo Verde apoiam a formulação do modelo de cogestão das áreas protegidas a nível nacional e a sua aplicação na ilha do Fogo.