Realização de Campo Escola do Produtor (CEP)

A metodologia CEP é uma abordagem de extensão participativa, de aprendizagem prática, direcionada aos produtores para promover inovações tecnológicas, para o aumento e diversificação da produção agropecuária e também estimular a organização dos produtores de forma a promover uma mudança no seu comportamento, a cada decisão tomada.

É uma metodologia participativa de capacitação baseada nos princípios de educação de adultos, num processo dinâmico de capacitação dos agricultores. A partir dos seus conhecimentos e experiências relacionadas com o maneio das culturas, dos animais, dos ecossistemas. os camponeses aprendem, através de técnicas experimentáveis e participativas, a tomar decisões sobre o melhor uso dos recursos disponíveis.

O sucesso de um campo escola do produtor além da participação destes, depende também da pessoa responsável, chamada facilitador, pessoa que deve garantir a igualdade dos participantes e criar um ambiente de confiança e trabalho grupal, que permita aprender-fazendo através da observação, analise, troca de experiências e decisões para resolver os seus problemas individuais e da comunidade.

Explore mais eventos